11 outubro 2006

Raças de Arcana - Yarko

Os Yarko são uma raça de humanóides cegos. Na sua língua, Yarko significa cego abençoado e é isso que eles são. Os seus olhos, considerados os mais belos de toda a Arcana causaram inveja até entre os próprios deuses. Alvo de uma maldição divina, perderam por completo a visão e os seus olhos tornaram-se baços e brancos. Cegos e sem vontade de viver foram um alvo fácil para outras raças não muito escrupulosas. Famintos, feridos e meio loucos, os que sobreviveram fugiram para uma planície encravada entre uma montanha e uma floresta, situada no centro de Arcana, guiados por uma mão invisível. Aí, contam as lendas, os seus olhos ganharam brilho e uma nova maneira de ver o mundo.

Personalidade: Incapazes de guardar rancor a quem lhes traçou o destino, também o fazem no dia a dia. Calmos e serenos encaram a vida com felicidade e optimismo, aproveitando ao máximo a hipótese que lhes foi dada. Simples e inocentes desconhecem o sentimento de inveja e o roubo não faz parte do seu vocabulário. Possuem um forte sentido de honra e têm um grande respeito pela natureza.

Descrição Física: Humanóides, têm entre 1,50m e 1,80m (5 a 6 pés) de altura e pesam entre 50 e 70 kg (100 a 140 libras). A sua pele, de cor acastanhada acomoda um corpo delineado. Têm um cabelo de cor prateada, usado pelos machos pelo meio das costas, que apanham num rabo-de-cavalo no alto da cabeça. Os machos só podem usar bigode, apenas lhes é permitido usar barba, se o quiserem, após casarem. As fêmeas usam o cabelo também comprido, no fundo das costas apanhado numa trança que começa na parte de trás da cabeça. Os seus olhos, grandes e amendoados são totalmente brancos embora tenham um brilho vibrante. Usam roupas simples com uma túnica leve com um carvalho bordado ou estampado nas costas.

Relações: Comerciantes por sobrevivência, tentam dar-se com todas as raças a nível comercial mas não admitem abusos de confiança, quebras de regras ou acções desonrosas.

Alinhamento: Com comportamentos normalmente leais, neutrais e bons não saem muito destes parâmetros.

Terras dos Yarko: Situadas no sopé de uma montanha, numa planície sobranceira a uma grande floresta de carvalhos, vivem da mineração, da agricultura e da criação de animais. As suas comunidades têm casas pequenas de pedra com um pequeno jardim onde bancos de pedra se refrescam debaixo de árvores de fruto. São conhecidos pelos licores de frutos que fabricam, famosos por toda Arcana. Vivem uma vida simples e prazenteira, aproveitando o facto de não verem muito bem, fugiram das artes que necessitam do conceito de cor e forma pormenorizada e debruçaram-se sobretudo na música, cantos e dança.

Religião: Seguem os ensinamentos de Primax A Grande Mãe, deusa da natureza e sua protectora. É a Primax que os Yarko atribuem a sua milagrosa cura. Comemoram as festas sazonais em honra a Hallia deusa da agricultura. Também fazem preces a deuses dos ofícios.

Língua: Os Yarko falam Terran.

Nomes: Os Yarko não fazem distinção entre nomes masculinos e femininos; Anneth, Dubricus, Kebel, Tagli, etc.

Aventureiros: Normalmente reservados aventuram-se mais por curiosidade do que por qualquer outro motivo.

Características raciais dos Yarko

• Medium-size: As Medium-size creatures, yarko have no special bonuses or penalties due to their size.

• Yarko base land speed is 30 feet.

Sight (Ex): The curse that cost their eyes was replaced by a special form of sensorial sight. They can “see” in a reduced area (140’ that increases 20’ every 5 levels starting at level 5). This sight is blurry and doesn’t allow them to see colours, they just see grey shades. They cannot discern individuals of the same type clearly unless they are really near them (5 feet). In all other aspects it functions like normal vision. Additionally they have blindsense on a 10 feet radius that also increases 5 feet each five levels starting at level 5.

Weapon Familiarity: Yarko are masters of their space, and their extensive use and training with the spiked chain, allows them to treat the weapon as a martial weapon rather than exotic weapons.

• Yarko special sensitive abilities give them the Blind Fight feat.

• Being already cursed by blindness , they are immune to Blind effects.

• Automatic Languages: Terran and Common. Bonus Languages: Elven, Sylvan, Dwarven.

• Favored Class: The preferred class of the yarko is Monk. A multiclass yarko monk class does not count when determining whether she suffers an XP penalty from multiclassing.

11 Comments:

At quinta-feira, outubro 12, 2006, Anonymous Anónimo said...

acho as raças no geral bem desenhadas. os Yarko acho que ficava melhor favored class monk, e seria necessario clarificar que poder lhes ensinou este novo modo de vida quando foram exilados ( mas isso tb pode ser um misterio a explorar). Acho que uma secção que ficava bem além das personagens base seria uma descrição breve de um pais deste mundo onde osjgadores ao lerem sentissem que havia ali muito potencial de aventura..( lembras-te de Karameikos?) acho que os três elementos base de uma campanha são personagens, raças e uma "home base" com a qual os jogadores se sintam interessados. Para já acho que o trablhoestá bom.

Cumps

PAulo Tomé

 
At segunda-feira, outubro 16, 2006, Blogger Nazgul said...

Oi!

Monk é uma opção interessante!!
Os reinos estão ainda em fase de desenvolvimento mas me breve poderei também por qualquer coisa.
Também para breve está um review das raças "standard" do Players Hanbook.

Obrigado pelo 1º Comment!!

:)

 
At segunda-feira, outubro 16, 2006, Blogger Nazgul said...

Ligeiro update à raça

 
At segunda-feira, outubro 30, 2006, Blogger Nazgul said...

Quanto ao alinhamento é dito que são normalmente leais.

A outra questão é efectivamente um erro dos copy paste.

heheheh

 
At segunda-feira, novembro 06, 2006, Blogger Nazgul said...

>>Se são cegos, capazes apenas de distinguirem formas (e mal), porque/como é que estampam um carvalho nas túnicas?

>>Sight (Ex): ... This sight is blurry and doesn’t allow them to see colours, they just see grey shades. They cannot discern individuals of the same >>type clearly unless they are really near them (5 feet). In all other aspects it functions like normal vision...

Talvez não esteja bem explicito, mas eles conseguem distingir pormenores a menos de 5 pés, embora sem cor para além de muitas tonalidades de cinza,
ou seja, dá para bordados embora a combinação de cores para outras raças possa ser estranha.

 
At terça-feira, novembro 07, 2006, Blogger Nazgul said...

Procura-se imagem para esta raça...

:)

 
At sexta-feira, novembro 10, 2006, Blogger Nazgul said...

>>(Esta raça tem o meu dedo, mao e inspiração, verdade Nazgul?)

Na verdade tem vários dedos...hehehehehe

 
At quarta-feira, dezembro 06, 2006, Blogger Nazgul said...

Hummm...não tás a confundir blinsense com blinsight? O blindsense é uma forma menor de blindsight.

Como já referi num comment acima eles não são cegos, eles já foram cegos... A sua visão foi substituida por uma forma de visão em tudo igual à visão normal excepto no alcance e discernimento de pormenores.

"Sight (Ex): ... In all other aspects it functions like normal vision... "

 
At quarta-feira, dezembro 06, 2006, Blogger Nazgul said...

Resumindo, para não haver mais confusões. Os Yarko sofreram uma maldição que os cegou. Uma entidade deu-lhes uma outra forma de visão, mais imperfeita à distância mas mais perfeita perto deles. A maldição que os cegou ainda está com eles (latente) e como tal eles são imunes a efeitos de cegueira, mas qualquer outro efeito que afecte a visão funciona normalmente nos yarko.

 
At quarta-feira, dezembro 06, 2006, Blogger Nazgul said...

Entendo o teu ponto de vista mas não concordo com ele. Passo a explicar; as habilidades raciais consoante as personagens vão subindo de nivel e tendo acesso a recursos mágicos vão perdendo relevância, como tal nem vou considerar hipoteses do que poderia ou não suceder em niveis mais altos relativamente ao blindsense.

O blindsense permite a uma criatura fazer pinpoint(discernir onde está o alvo para quem não sabe o que é) de qualquer criatura que entre na sua area de alcance e para a qual tenha linha de efeito, como tal não funciona através de portas, paredes, muros, árvores, etc. Mesmo fazendo o pinpoint se a criatura estiver invisivel ou com concealment ele está sujeito às respectivas possibilidades de falhar.
Então em nivel 1 um yarko tem bindsense a 10 pés (+- 3m)de raio ou seja a esta distância ele pode, eventualmente, pressentir tudo o que esteja nessa área. Esta habilidade é assim tão poderosa com esta distância de efeito? Então e o animal companion do companheiro druida, também de nivel 1, que tenha o scent?

Tendo em conta as desvantagens da visão, não discernir individuos da mesmas especie à distância, limite máximo de alcance da visão (a partir do qual são virtualmente cegos) e ainda assim serem afectados por efeitos que atinjam a visão (excepto cegueira) acho que é uma habilidade equilibrada e com a qual posso viver e explorar em jogo.

;)

 
At quarta-feira, dezembro 06, 2006, Blogger Nazgul said...

>>1) Scent só faz pinpoint quando estás adjacente.

Claro que sim contudo o scent presente a criatura a uma distância maior do que 10 pés, logo o elemento surpresa é anulado.

>>2) mesmo depois do pinpoint, a menos que o druida seja telepata, o companion ainda tem que gastar outra acção para indicar onde está a criatura CADA VEZ que a criatura se mexe. Uma habilidade passiva (que não te queima acções) é muito mais poderosa

Tens razão mas a ideia que queria tranmitir era a de que com o scent é anulada qq hipotese de surpresa (no sentido em que se sabe que há criatrua sque não se vêem por perto) a uma distância maior do que o blindsense dos yarko permite.

>>3) class abilities são (e devem ser) mais poderosas que racial abilities

Nem sempre. O Spell Resistance, por exemplo, é muito mais poderoso do que a maioria das class habilites, mas há muitas racial habilities bastantes poderosas entre as quais o blindsight...

>>4) 140´é mais do que o necessário para quase qualquer coisa que eu queira fazer (e certamente mais que suficiente para qualquer coisa que eu queira fazer sem me aproximar mais que 140´)

Isto é altamente discutivel. Num ambiente aberto (planicie, deserto, etc.) um yarko é um verdadeiro "sitting duck", pois á distância a que se dão os encontros ele simplesmente não vê os ataques ranged a vir. Muitas situações podem ser criadas pelo DM para explorar esta fraqueza que é a meu ver uma fraqueza muito grande. Mas a ideia da raça é precisamente esta, fraca a distâncias grandes e poderosa a curtas distâncias.

>>5) blindsense não perde relevância a níveis mais altos, muito pelo contrário: torna-se mais útil a níveis altos, onde quase tudo se pode tornar invisível

Perde sim, como todas as habilidades raciais. Qual a relevãncia de se ter blinsense a partir do momento quando se podem ter objectos que façam o detect invisible?

>>6) estás a ver blindsense ao contrário de mim; referiste que as vantagens ofensivas do blindsense não são nada de mais (por acaso são, visto que o combinas com BlindFight à borla) enquanto eu estou mais preocupado com o balance do blindsense como habilidade DEFENSIVA, negando ataques surpresa de invisible characters - a partir do momento em que tens blindsense, os rogues sentem-no QUASE todo (falta o flanking)...

Não o vejo como unbalanced. Esse mesmo rogue invisivel continua a poder fazer sneak attacks uma vez que o blindsense continua a negar o bonus da destreza ao yarko contra criaturas invisiveis. A grande vantagem que o bindsense realmente dá é o pinpoint automático de criaturas invisiveis na área, mas em niveis baixos, onde não há acesso ao detect invisible, com que frequênca é que aparecem criaturas invisiveis?


A opinião e pontos de vista dos outros é muito importante para o avançar deste projecto e desde já te agradeço a colaboração.

 

Enviar um comentário

<< Home