18 outubro 2006

Standard Races - Gnomos

As energias criativas preenchem o íntimo de todos os gnomos. Estas energias tornam todos os gnomos criaturas inquietas e curiosas com uma grande capacidade raciocínio. Oriundos dos montes Nöri cedo os gnomos começaram a dar largas à sua criatividade e num ápice surgiram invenções que se atropelavam umas às outras, cada uma mais deslumbrante que a anterior. Unidos em complexas estruturas familiares, os gnomos são criaturas muito curiosas e com um temperamento quente. Saídos de uma longa guerra civil, criada por um imenso mal entendido, os gnomos estavam unidos sob o estandarte da Confederação de Lumazar. Com um exército equipado com armas poderosas (uma das mais versáteis e famosas, a Manopla Elemental, capaz de ataques devastadores) olham para fora dos montes com intenções dúbias…

• + 2 Intelligence, -2 Wisdom: Gnomes have a great intellect but they don’t have much common sense.

• Small-size: As a Small creature, a gnome gains a +1 size bonus to Armor Class, a +1 size bonus on attack rolls, and a +4 size bonus on Hide checks, but he uses smaller weapons than humans use, and his lifting and carrying limits are three-quarters of those of a Medium character.

• Gnome base land speed is 20 feet.

• Low-light vision: A gnome can see twice as far as humans in starlight, moonlight, torchlight, and similar conditions of poor illumination. They retain the ability to distinguish color and detail in these conditions.

• Weapon Familiarity: Gnomes may treat gnome hooked hammers, gnome swordcatchers and energy gauntlets as martial weapons, rather than exotic weapons.

• +2 racial bonus on Listen skill checks: Gnomes have keen hears.


• +4 racial bonus on Craft (all) skill checks: Gnomes are master crafters.

• Energy Mastery (Ex): Gnomes learn how to master the energies that fill their bodies into a defensive ability. At level one he must choose an energy type (acid, cold, electricity, fire and sonic) and gain thereafter resistance to energy 10 (he ignores the first 10 points of damage of the chosen type each round) to the chosen energy type.

• Favored Class: Artificer. A multiclass gnome artifice class does not count when determining whether he takes an experience point penalty.

7 Comments:

At segunda-feira, outubro 30, 2006, Blogger Nazgul said...

Quanto à energy resistance, guiei-me pelo d20sdr que está actulizado para 3.5 mas posso estar enganado.Tenho que confirmar isso. Se efectivamente dor a cada golpe/spell terei que diminuir o valor dado.

Quanto à outra questão, sim vou permitir artificers bem como warforged, changelings e shifters.
Vou permitir algumas coisas "orientais" mas não do oriental adventures.
Já agora pprque consideras Eberron, FR e OA broken?

Obrigado pelos comentários
:)

 
At segunda-feira, outubro 30, 2006, Blogger Nazgul said...

Banir coisas logo à partida é realmente fruto de mais experiências...

De Eberron também só tenho o campaign setting. Não posso confirmar se efectivamente o artificer é assim tão poderoso (na minha opinião claro está) pois nunca vi nenhum em acção mas pelo que li não me parece que seja assim tão disruptive...tenho que ver um em jogo para poder julgar melhor essa situação. De qualquer modo a classe enquadra-se exactamente no papel que pretendo dar aos gnomos e vou mantê-la como favored class. Se verificar que efectivamente é muito poderosa pensarei noutra alternativa ou em qualquer tipo de modificação à própria classe.
Um Diplomacy modifier de TRÊS dígitos???em nivel 4?? Com que infusion???podes explicar melhor como ele conseguiu isso??

Quanto a Oriental é um setting do qual gosto bastante embora também nunca tenha usado nada de lá nem tenha jogado nele, tirando em edições mais antigas. Estamos a falar do livro Oriental Adventures da wizards, certo? É que não me lembro de ver em nenhuma spell list o Wail of the Banshee... a não ser nas parte do taint/maho.
Um Wail of the banshee, aparentemente at will, é realmente abusado. Podes especificar como se consegue isso apenas com o core de Oriental??

Forgotten e as PrC... :) tenho alguma aversão a PrC e como tal as que vou permitir no meu mundo vão ser muito bem estudadas antes de serem aceites, mas isso é lá mais para a frente.

:)

 
At segunda-feira, outubro 30, 2006, Blogger Nazgul said...

Já checkei o Resistance to Energy e efectivamente tens razão, o SRD parece estar desactualizado neste campo.
Tenho que estudar melhor o valor da resitência, 10 parece-me um pouco alto se funciona conta todas as origens...huummm...talvez 5+nível?

:)

 
At sexta-feira, novembro 10, 2006, Blogger Nazgul said...

Não tenho qualquer problema com psionicos, é simplesmente outra forma de "magia" que está a milhas da brutalidade de edições anteriores.
Experimenta a jogar um para veres por ti... ;)
Quanto ao Vow of Poverty, nunca o vi em jogo, mas como DM simpático que sou até sou rapaz de o permitir em Arcana... (EVIL GRIN)

Uma restrição engraçada até seria permitir o VoP, excepto a Monks...
Tal como o paladino é um conceito de personagem que deve ser discutido entre DM e jogador para ser se ambos estão confortáveis com o que o outro pensa da classe/feat.

:)

 
At sexta-feira, novembro 10, 2006, Blogger Nazgul said...

>>Psionics 3.5 NÃO é overpowered.

Apoiado e subscrito!!

:)

 
At segunda-feira, novembro 13, 2006, Blogger Nazgul said...

>>Ta bem... Mas nao gosto dos Psionicos, e c/o DM NAO os permito nas minhas campanhas...
>>(Parece prepopente, e é mas eu não gosto deles)


É quase o mesmo que eu dizer que não gosto de anões e não os permito na minhas campanha...
Tou a brincar!! Lol
Acho que se o DM ou os jogadores não se sentem confortaveis com o sistema não o devem usar.
Acho contudo que deverias jogar com um, como jogador, talvez um psychic warrior, e depois tirares as tuas conclusões.

Just a tought...

:)

 
At terça-feira, novembro 14, 2006, Blogger Nazgul said...

A ideia era o sr. dwarven_sage tentar jogar com uma personagem longe de um "spellcaster" puro-> psion, uma vez que não o vejo a fazer isso... :)
Potências de classes à parte é claro.

 

Enviar um comentário

<< Home