28 outubro 2006

Standard Races - Anões

Mestres nas construções em pedra, os anões são uma raça empreendedora. O seu reino, a grande Cidadela de Barzan diz-se ter 500.000 habitantes e que se estende por várias centenas de milhas debaixo do Colosso de Barak, uma das maiores cadeias montanhosas de Arcana. Os anões gostam de viajar, de comércio e sobretudo de ganhar dinheiro, não é pois de estranhar que tenham inventado o comércio, a cunhagem e que os seus bardos tenham criado a lingua comum. Resistentes, apreciadores de boa cerveja, comida e dinheiro (estou a repetir-me? :) ) são os impulsionadores da relação entre civilizações.

• + 2 Constitution, -2 Dexterity: Dwarves are stout and tough but lack coordination.

• Medium-size: As Medium-size creatures, dwarves have no special bonuses or penalties due to their size.

• Dwarf base land speed is 20 feet. However, dwarves can move at this speed even when wearing medium or heavy armor or when carrying a medium or heavy load (unlike other creatures, whose speed is reduced in such situations).

• Darkvision: Dwarves can see in the dark up to 60 feet. Darkvision is black and white only, but it is otherwise like normal sight, and dwarves can function just fine with no light at all.

• Stonecunning: This ability grants a dwarf a +2 racial bonus on Search checks to notice unusual stonework, such as sliding walls, stonework traps, new construction (even when built to match the old), unsafe stone surfaces, shaky stone ceilings, and the like. Something that isn’t stone but that is disguised as stone also counts as unusual stonework. A dwarf who merely comes within 10 feet of unusual stonework can make a Search check as if he were actively searching, and a dwarf can use the Search skill to find stonework traps as a rogue can. A dwarf can also intuit depth, sensing his approximate depth underground as naturally as a human can sense which way is up. Dwarves have a sixth sense about stonework, an innate ability that they get plenty of opportunity to practice and hone in their underground homes.

• Weapon Familiarity: Dwarves may treat dwarven waraxes, dwarven warpikes and dwarven urgroshes as martial weapons, rather than exotic weapons.

• Stability: Dwarves are exceptionally stable on their feet. A dwarf gains a +4 bonus on ability checks made to resist being bull rushed or tripped when standing on the ground (but not when climbing, flying, riding, or otherwise not standing firmly on the ground).

• +2 racial bonus on saving throws against poison: Dwarves are hardy and resistance to toxins.

• +2 racial bonus on saving throws against spells and spell-like effects: Dwarves have an innate resistance to magical spells.

• +2 racial bonus on Appraise, Diplomacy and Knowledge (Architecture and engineering) skill checks: Dwarves are master traders and engineers.

• Favored Class: Rogue. A multiclass dwarf rogue class does not count when determining whether he takes an experience point penalty.


5 Comments:

At segunda-feira, outubro 30, 2006, Blogger Nazgul said...

Yep. copy paste rula!!!

Quanto à penalização na destreza, a penalização ao carisma teria que desaparecer pelas razões que referiste. A penalização destreza parece-me apropriada a uma raça com a habilidade da stability e que é lenta para o seu tamanho. Uma das subraças de anões do FR (os gold se não me engano) têm efectivamente estes modificadores raciais.
O motivo que apresentas não me parece justificado para uma penalização à wisdom no geral, é demasiado focada, como se eles perdessem wisdom apenas quando há negócio envolvido...hhummmm
ideia interessante tenho que estudar melhor isto...

:)

 
At segunda-feira, outubro 30, 2006, Blogger Nazgul said...

Qaunto ao facto de terem penalização a dextreza e terem como favoured class rogue é porque estou a considerá-los rougue mais virados para o charisma e inteligência do que propriamente a destreza.
Há muitas maneiras de construir rogues...

:)

 
At quarta-feira, novembro 08, 2006, Blogger Nazgul said...

Uma outra ideia para a raça dos anões é aproximá-los mais dos anões da mitologia nórdica, onde estão fortemente ligados à rocha, aos subterrâneos e às forjas. Seriam egoistas, ganânciosos e perspicazes e forjadores por excelência de poderosos objectos mágicos e artefactos. Outra opção é unir as duas aproximações... Outras ideias são também bem vindas!!!

Comentários?

 
At quinta-feira, novembro 09, 2006, Blogger Nazgul said...

>>Mas quem e que foi o totó que inventou isto?

...Provavelmente eu... :)

>>Para mim os anões, são criaturas pequenas, massiças, entroncadas, e com umas "manapolas largas", que tem tanta destreza, c/o um elefante a dançar ballet...

Daí a penalização que lhes dei nas destreza, combina o que disseste com a stability e concordamos na integra.

>>Se vocês, conseguirem imaginar um elefante a dançar ballet, sem se desmacharem a rir, eu tb posso TENTAR imaginar um anão rogue (mas nao prometo nada)

Aí os esteriótipos... hehehehe

>>Querem transformar, um valoroso guerreiro num "Beto Mãozinhas" (entenda-se rogue), seria como dizer que FC daqueles enfezaditos (elfos, nao quero referir raças p/a nao ferir suscetibilidades) é Barbarian. E isto é só um exemplo...

Pois é temos que acabar com os esteriótipos. Já o fizeram em Scarred Lands onde os anões são conhecidos pelo seu uso de earth magic!!What the weck, Dwarven Mages??
Ao que eu respondo, LINDO!! Já fiz um dwarf wizard e gostei bastante.

A definição de rogue vai muito além do rótulo de "ladrão" que lhe está associado quase que por defeito, há muitos modos de jogar um rogue e alguns não têm anda a ver com o atributo destreza.
Com o papel que lhes atribui am Arcana, os anões são intimamente gananciosos (mais que o standard), comerciantes, viajantes, pró-activos e procuram o mundo em vez de se fecharem debaixo da sua montanha. Eles estão a milhas de distância do arquetipo do anão valoroso e corajoso qeu combate as forças do mal, eles são manhosos, traicoeiros e lutam de um modo sujo sem olhar ao que é justo, mesmo entre si... Para ti, e para todos, que classe mais se enquadra neste perfil da raça?

>>Até sempre... Dwarven Master

Eu diria antes, até já!!!


:)

 
At sexta-feira, novembro 10, 2006, Blogger Nazgul said...

>>d20 Modern, politic ou lawyer @:)

LOLOLOL, mais ou menos isso!!

 

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