23 novembro 2006

Alinhamento em D&D

O que é o alinhamento em D&D?


A definição:


“No templo de Pelor há um tomo antigo. Quando o templo recruta aventureiros para as suas demandas mais importantes, cada um dos que pretende participar tem que beijar o livro. Os que têm maldade no seu coração são atingidos por poder sagrado, e até os que não são maus nem bons ficam atordoados. Apenas os que são bons conseguem beijar o livro sem serem afectados e aos quais são confiados os trabalhos mais importantes do templo. O bem e o mal não são conceitos filosóficos no D&D. Eles são as forças que definem o cosmos. Diabos, tomando a forma humana, percorrem a terra tentando as pessoas para o mal. Clérigos devotos usam o poder do bem para proteger os fiéis. Seguidores de deuses maléficos trazem a ruína aos inocentes para ganhar o favor dos seus deuses, acreditando que recompensas os esperam no além vida. Paladinos confrontam temerariamente praticantes do mal. Senhores da guerra viram-se para o poder sobrenatural que mais os auxiliar nas suas conquistas, e enviados de deuses do bem e do mal prometem recompensas como compensação da lealdade dos senhores da guerra.

As atitudes gerais, morais e pessoais, de uma criatura são representadas pelo seu alinhamento: leal bom, neutral bom, caótico bom, leal neutral, neutral, caótico neutral, leal mau, neutral mau e caótico mau. O alinhamento é uma ferramenta usada para desenvolver a identidade das personagens. O alinhamento não é uma camisa-de-forças para restringir as personagens. Cada alinhamento representa um vasto leque de tipos de personalidade ou filosofias pessoais, assim duas personagens com o mesmo alinhamento podem ainda ser bastante diferentes uma da outra. Adicionalmente, poucas pessoas são completamente consistentes. Uma personagem leal boa pode ter tendências gananciosas que ocasionalmente o tentam a ficar com algo ou acumular coisas que possui mesmo isso não sendo um comportamento nem leal nem bom. As pessoas também não são consistentes no seu dia a dia. Uma personagem boa pode perder a paciência a agir agressivamente, uma personagem neutral praticar um acto nobre, etc. Escolher um alinhamento para uma personagem implica tomar uma posição na maneira como se quer jogar a personagem. Se a personagem agir de um modo mais apropriado a outro alinhamento, o mestre de jogo pode decidir que o seu alinhamento deve mudar de modo a representar as suas acções. “


À face do exposto o que é então o alinhamento em D&D?

O alinhamento é uma força real e presente nos mundos de D&D. Ele existe em todas as criaturas e até em alguns objectos ou locais. O alinhamento é contudo uma força passiva pois uma criatura não pode activamente usá-lo para fazer algo, o alinhamento simplesmente existe.

Se não se usa para que serve então o alinhamento?

O alinhamento tem dois propósitos no jogo.

1) Como o alinhamento representa forças concretas e reais em D&D existente em todas as criaturas, estas têm que possuir algo que as defina perante estas regras. A magia consegue interagir com as forças do alinhamento e é essa uma das principais razões pela qual todas as criaturas têm que ter um alinhamento.

2) O alinhamento é uma ferramenta utilizada para auxiliar os jogadores definirem a identidade das suas personagens. Contrariamente ao que se pensa, o alinhamento não determina a personalidade de uma personagem, ele é sim determinado pela personalidade da personagem.

O alinhamento funciona como um termómetro, não como uma camisa-de-forças. Como um termómetro, ele flutua consoante os comportamentos das personagens mudam. Uma personagem não é gentil e generosa porque é boa, ela é boa por ser gentil e generosa.

Ao deixar que o alinhamento determine o que a personagem faz está-se a utilizá-lo como ele não deve ser utilizado, uma camisa-de-forças!

Um termómetro diz que está calor porque a temperatura aumentou. Contudo, se alterarmos a agulha para o muito quente quando na verdade está um frio de rachar, isso não vai aquecer as coisas. Assim como puxá-la para baixo também não vai arrefecer as coisas. O alinhamento funciona seguindo os mesmos princípios, ele muda porque a personagem mudou, não o contrário.

1 Comments:

At segunda-feira, novembro 27, 2006, Blogger Nazgul said...

>Não te esqueças de referir as excepções - e em DD, para o que quer que seja, há sempre excepções. Para paladins and the like, p.e., alinhamento É uma camisa de >forças: tu nunca na tua vida (ou pós-vida e, sim, há campanhas para isso) podes cometer um evil act. Se o fizeres, perdes automaticamente todas as tua class abilities >até fazeres uma quest dificilima (da qual não recebes XP) e levares com um atonement na tola. Se for um WILLING evil act, nem a opção do atonement tens: a partir de >agora, é um fighter sem bonus feats nem acesso à fighter special feats tree...

Os paladinos, ainda vou tratar deles... contudo o que é uma "camisa-de-forças" para eles é o seu código de conduta e não propriamente o seu alinhamento.

>Em termos de role-play, também pode ser uma camisa de forças se o character quiser mudar de alinhamento para, p.e., reformar-se ou impressionar uma miúda... O >impulso do character é agir de uma maneira mas não pode porque, lá está, quer impressionar a proverbial miúda... ou miúdo para as female chars (ou não, as far as I'm >concerned, your choices are YOUR choices)

Como já referi no post (e está bem explicito nas regras) o alinhamento não é uma camisa-de-forças. Uma personagem não muda de alinhamento porque quer, uma personagem tem comportamentos e atitudes que podem levar a que o DM sugira/forçe uma mudança de alinhamento.
Neste caso concreto se a personagem, para "impressionar a miuda", tomar uma série de atitudes que sucessiva e repetidamente contrariem o seu alinhamento actual, este pode mudar. O alinhamento é um "termómetro" que muda consoante as personagens mudam os seus comportamentos e atitudes.

:)

 

Enviar um comentário

<< Home